A decisão de consumir um vinho está associada a diversas variáveis, e uma delas é a ocasião em que essa escolha está atrelada. Sendo assim, pode-se encontrar motivações diferentes como relaxar e socializar com os amigos, realizar algum programa em família, programar um jantar romântico, além de celebrar datas especiais como aniversários e casamentos. O importante é que escolher o vinho ideal desperta emoções memoráveis!

Por isso, ter um bom vinho para celebrar momentos especiais requer um preparo atento para cada ocasião, de forma que é interessante saber qual vinho escolher para proporcionar uma melhor experiência aos envolvidos. 

De todo modo, precisamos ressaltar que não é preciso ser um sommelier para desfrutar ou preparar um momento inesquecível.

Diferentes momentos solicitam tipos de vinhos e acompanhamentos adequados. Por isso, separamos algumas dicas que podem proporcionar a escolha do vinho ideal para cada um deles. Continue a leitura!

Leve em consideração o tipo de ocasião para escolher o vinho ideal

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais antigas a qual o homem teve acesso. Sendo assim, as ocasiões para seu consumo, em sua grande maioria, estão associadas a momentos especiais de compartilhamento e comemoração.

A habilidade de escolher o vinho certo para cada ocasião não é uma tarefa destinada apenas para sommeliers, mas deve-se considerar que existem diversos tipos de vinhos, com características distintas, sendo importante ter um direcionamento para escolher o vinho ideal.

Pensando nisso, para ajudá-lo nessa escolha, separamos as possíveis ocasiões para se apreciar um bom vinho.

Reunião de amigos

Estar acompanhado dos amigos é tão prazeroso quanto dividir um vinho com eles!

Sendo assim, em uma reunião íntima com os amigos, o vinho pode ser uma excelente opção para regar os momentos de conversação; tornando-os ainda mais especiais.

Encontro romântico

Um encontro romântico requer uma ambientação e preparo especiais.

Para isso, a presença de um vinho na preparação de um jantar a dois é sempre um elemento muito apreciado. 

Dessa forma, vale considerar que a escolha do vinho deve harmonizar com o prato servido, uma vez que garante uma melhor experiência para apreciação dos sabores e aromas de ambos.

Programa em família 

A preparação de um jantar no intuito de ser um programa em família, também é uma boa ocasião para inserir a presença do vinho. 

Isso porque ele poderá ser harmonizado com os pratos e proporcionará um momento de comunhão para guardar na memória.

Festas diversas


Pode ser indicado para compor a harmonização da refeição de comemorações especiais e importantes como casamentos e aniversários, por exemplo. 


Momento de relaxamento


Apesar de sempre estar associado ao compartilhamento de momentos especiais, o vinho pode ser apreciado em um estado de solitude, a fim de proporcionar um relaxamento após um dia de trabalho ou no intuito de obter uma noite tranquila.


Agora que elencamos algumas ocasiões em que o vinho pode fazer parte da sua vida, vamos explicar os tipos de vinhos que adequam-se melhor a cada momento. Confira!

Quais tipos de vinhos servir em quais ocasiões?

Conforme vimos, existem muitas ocasiões em que o vinho pode ser apreciado, tornando os momentos compartilhados mais agradáveis e harmônicos. 

Desse modo, é importante considerar a existência de vários tipos de vinhos, e que cada um possui características distintas, pois quando associadas de forma correta ao momento ou complemento alimentar, torna tudo mais marcante.

Para escolher o vinho ideal, deve-se considerar aspectos como a cor, sendo vinho branco, rosados ou tintos; o teor de gás carbônico, podendo ser frisantes, tranquilos, espumantes ou gaseificados; o teor de açúcar, sendo classificados como secos, meio secos, suaves ou doces. Assim, existem estilos distintos de vinhos para cada tipo apresentado.

A seguir, apresentaremos os vinhos mais indicados para determinadas ocasiões.

Vinho tinto

O vinho tinto costuma ser indicado para dias frios e eventos planejados à noite, mas, por ser uma bebida clássica, sua presença sobressai-se em todas as ocasiões. Ele pode ser encontrado com teor de açúcar seco ou suave.

Os vinhos tintos secos possuem um sabor mais marcante por terem a tendência de ser mais encorpados. 

Se o seu programa em família for um jantar à base de carne vermelha, ele poderá acompanhar o prato principal de forma a harmonizar os sabores e aromas da refeição.

Por outro lado, os vinhos tintos suaves apresentam um sabor mais adocicado e podem ser servidos em conjunto com o prato principal. 

De todo modo, para aqueles que não estão acostumados com as variantes mais encorpadas, ele pode ser uma excelente opção.

Inclusive, você pode saber um pouco mais sobre a harmonização de vinhos tintos aqui no nosso blog

Vinho branco

Ao contrário do vinho tinto, por ser servido fresco, o vinho branco é indicado para ocasiões diurnas. 

Sendo assim, almoços e eventos ao ar livre, como um programa em família no parque ou uma reunião entre amigos, são uma boa combinação para esse tipo de vinho. Também pode ser encontrado nos teores secos e suaves.

Tanto os vinhos brancos secos como os suaves, complementam o cardápio de refeições que são baseados em vegetais, carnes brancas e frutos do mar. 

Ainda assim, queijos que apresentam textura macia e sabor leve também costumam ser uma excelente alternativa de acompanhamento.

Vinho rose

O vinho rose costuma ser indicado para consumo em ocasiões que o evento ocorre em dias quentes. 

De todo modo, é um ótimo complemento para massas leves, saladas, frutos do mar e pode ser uma escolha para acompanhar as sobremesas. 

É uma excelente opção para compor um programa mais romântico devido seus acompanhamentos leves.

Vinhos fortificados

O vinho fortificado tem como característica o acréscimo de álcool vínico no seu processo de produção. 

Portanto, apresenta um teor alcoólico mais elevado que os demais vinhos vistos até aqui. Elaborado por meio de uma técnica de estufagem, é classificado no Brasil como vinho licoroso.

Abaixo, apresentamos algumas opções de vinhos fortificados e possíveis ocasiões para seu consumo.

Vinho do Porto

O vinho do Porto é produzido na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal. 

Dependendo do seu processo de elaboração, poderá ser reconhecido no paladar como sendo mais adocicado ou seco. 

Ele pode ser apreciado com queijos de sabor intenso e com nozes, frutas secas e aperitivos salgados. Ideal para uma reunião entre amigos ou evento romântico.

Madeira

É uma outra variedade de vinho português, sendo fortificado na região de Madeira

Apresenta um sabor forte, variando entre as sensações de doce e seco, sendo considerado um dos vinhos mais longevos do mundo, devido ao tempo que levam para atingir seu envelhecimento.

Por ter essa característica especial, pode ser incorporado em um jantar romântico, proporcionando um toque mais especial para o momento.

Jerez

Tratado pelos espanhóis como um tesouro nacional, assim como o Madeira dos portugueses, pode demorar décadas para ser disponibilizado para consumo. 

Sendo elaborado com uvas brancas, seu processo de fortificação resulta em rótulos secos, embora apresente um toque doce no final do processo. 

Também pode ser indicado para um evento romântico.

Marsala

O Marsala é um vinho produzido na Sicília e, durante seu processo de fortificação, recebe adição de conhaque. 

Esse vinho harmoniza-se muito bem com sobremesas que possuem café na sua composição como: affogato, frapuccinos e tiramissus. 

Pode estar presente em ocasiões de reunião de amigos ou em um jantar romântico.

Espumantes

Os espumantes são conhecidos por marcar momentos em que faz-se a realização de um brinde. 

Desse modo, são adequados para consumo em festas e comemorações, no happy hour com amigos, em jantares em família e a dois. 

Além do brinde, é indicado para acompanhar aperitivos, saladas e sobremesas.

Vinho sem álcool

Por fim, para escolher o vinho ideal é necessário levar em consideração a preferência de seus convidados. 

Portanto, ter um vinho sem álcool compondo a mesa é um indicativo de atenção, polidez e cuidado com aqueles que compartilharão bons momentos ao seu lado.

Sendo assim, pode ser servido sozinho ou para acompanhar sobremesas e coquetéis; marcando presença em todas as ocasiões desejadas. Esse tipo de vinho pode ser encontrado nas características de tintos à espumantes.

Agora que apresentamos sugestões de vinhos ideais para ocasiões propícias de consumo, acesse o nosso blog para conhecer os principais tipos de taças para vinhos e espumantes

Não se esqueça de que a Let’s Eat It possui uma ampla variedade de produtos para ocasiões especiais, dentre eles estão as taças de cristal mais sofisticadas do mercado.