Hoje, viemos falar sobre quais os tipos de pratos, afinal, sem eles é quase impossível fazer uma refeição, não é verdade? 

Como viemos trazendo ao longo dos nossos posts, a mesa posta possui diferentes utensílios para agregar maior charme e sofisticação aos seus almoços e jantares. 

Indo muito além das regras de etiqueta, podemos conduzir uma apresentação que vai do simples ao formal apenas alterando as peças e suas exposições. Mas escolher as peças é o que faz toda a diferença!

Então, quais os tipos de pratos e como usar cada um deles?

Na montagem de um enxoval para mesa posta é imprescindível a presença de um conjunto de pratos. Sendo assim, é importante saber como escolher e usar os pratos na mesa, conhecendo os seus tipos e funções.

Desse modo, quais as diferenças entre prato fundo e raso? Existem outros tipos de pratos além desses? 

Como cada um detém um design particular e cumpre uma função específica, de acordo com o tipo de refeição, vamos destacar quais os tipos de pratos encontramos para compor a mesa posta.

  • Prato raso: o mais tradicional.
  • Prato fundo: indicado para servir sopas, caldos e receitas que levam mais molho. Seu design foi pensado para que o líquido não vaze do recipiente, de modo a proporcionar uma experiência culinária mais confortável.
  • Prato de sobremesa ou salada: são pratos pequenos que acomodam bem frutas, saladas e sobremesas em geral.
  • Prato de pão: usado para acomodar pães que serão servidos como acompanhamento de sopas ou molhos.

Sendo assim, é sempre válido saber a diferença entre os tipos de pratos, pois a tarefa de organização da mesa torna-se simples e a experiência culinária algo único!

Variedades nos modelos de pratos

O prato apresenta uma função que vai além de ser um receptáculo de determinado alimento, pois ele consegue nos proporcionar uma experiência visual com os seus diversos formatos e cores, agregando ainda mais valor à refeição e complementando o momento da alimentação por meio de diversos sentidos.

Sendo assim, a Let´s Eat It apresenta um catálogo com diversos modelos de pratos que navegam pela arte dos traços arabescos árabes, passando pela reprodução da técnica de Nhanduti do Paraguai, chegando a alcançar a criatividade do reaproveitamento de mármore do Terrazzo italiano.

A arte impressa nos pratos, sejam eles pratos de porcelana, pratos de cristal ou pratos de azulejo, agrega uma estética que eleva o valor da refeição.

Portanto, confira os modelos de pratos da Let´s Eat It e garanta uma conexão com as mais diversas técnicas.

Sousplat e a função importante que exerce na sua mesa

Na composição de uma mesa posta, temos a presença de um item muito importante que é o sousplat. Mas, o que é o sousplat e qual a sua função?

Esse tipo de prato nada mais é do que um suporte para o prato onde será servida determinada refeição. 

Sendo assim, ele tem uma presença marcante, uma vez que agrega valor como peça decorativa e ajuda a demarcar o lugar à mesa.

Podemos encontrá-lo em diversos formatos, sendo produzido em materiais como prata, porcelana, aço inox, fibra natural, entre outros.

Encontre uma variedade de modelos de sousplat na Let´s Eat It e proporcione destaque e charme para sua mesa.

Regras de etiqueta na hora de usar os pratos

As boas maneiras à mesa também exigem regras de etiqueta na hora de usar os pratos. Dessa forma, com o sousplat devidamente posicionado, proporcionando a base, acima dele teremos os pratos conforme o tipo de refeição que será servida.

Considerando que a refeição promove o direcionamento na montagem da mesa posta, os pratos devem ser colocados seguindo a ordem proposta abaixo:

  • Acima do sousplat, à esquerda, deve-se colocar o prato de pão ou o prato de sobremesa; este último ganha presença quando toda a louça da refeição é retirada.
  • O prato raso deve ser posto sobre o sousplat, e quando o cardápio exigir um prato fundo ou prato de salada, estes deverão ficar sobre o prato raso.  

Saber escolher o tipo de prato para preparar uma mesa posta é essencial para criação de um momento especial entre amigos e familiares, não abrindo mão da sofisticação e requinte.

Por fim, é importante criarmos momentos de comunhão com a família e amigos, e a refeição é uma boa aliada nesse aspecto, pois nos proporciona um tempo só para ela. Sendo assim, construímos memórias afetivas sobre o prazer de estarmos juntos.

Independente do tipo de prato ou modelo que você for escolher para compor a sua mesa posta, vale lembrar que além da refeição, ele é capaz de oferecer uma conexão com o momento presente.

Portanto, vale a pena escolher um jogo de louça que traga sensações únicas e que represente a essência do indivíduo.

Encontre no site da Let´s Eat It os principais modelos de pratos e sousplat e obtenha louças requintadas e especiais.