Considerando os direcionamentos de etiqueta à mesa sobre mise-en-place, é importante saber o tipo de serviço que será oferecido, pois acarreta em um grande diferencial na disposição dos pratos, talheres e copos; que também seguem regras de etiqueta. Sendo assim, quais itens devo ter na mesa posta?

Confira os itens que não podem faltar para uma mesa posta perfeita

O primeiro item a ser colocado à mesa é o sousplat (termo em francês), e para que serve sousplat? Ele é basicamente uma base de apoio para o prato onde será servida a refeição. Desta maneira, podemos encontrá-lo em vários estilos e formatos, além de diferentes materiais como: prata, porcelana, bambu, entre outros. 

O prato é um item imprescindível na disposição da mesa, e divide-se em diversas funcionalidades. Desse modo, encontramos pratos rasos, pratos fundos, pratos de sobremesa, pratos de sopa, além da presença do prato de pão quando se trata de uma refeição mais refinada. 

Seguindo com os itens, temos os talheres que variam de acordo com o cardápio que será servido. Portanto, não é de estranhar os diferentes modelos e funções para os garfos, facas e colheres

Avançando para as bebidas, temos a presença de copos, taças e xícaras

Uma linda toalha de mesa, com cores neutras, proporciona um toque aconchegante para o momento da refeição e cria um ambiente propício para a disposição da louça

Para completar a decoração da mesa posta, é recomendável termos guardanapos, galheteiros, saleiros e pimenteiros. 

Continue a sua leitura para saber mais detalhes sobre cada item usado na mesa posta.

Principais diferenças entre talheres

Respeitando as regras de etiqueta, como falamos anteriormente, é possível considerar que existem diferenças entre talheres,que seguem uma disposição que sempre dependerá da refeição. 

Os tipos de talheres foram criados para que se possa aproveitar ao máximo a experiência culinária proporcionada pelas diferentes texturas e formatos dos alimentos.

Desse modo, cada um cumpre uma função específica e detém um design voltado para atender a demanda daquele tipo de refeição.

Vamos falar sobre as facas

Faca de mesa

Apresenta pequenas serras que cortam alimentos mais simples, assim como auxilia no apoio da comida no garfo. Normalmente é usada nas refeições mais comuns. 

Faca para carne

Esse tipo de faca é um pouco mais robusta que a faca de mesa e contém grandes serras que permitem um corte mais preciso.

Faca para peixe

Possui a ponta afiada e um fio mais liso, sem serras. Sendo menor do que a faca de mesa, ela é ideal para tirar as espinhas da carne sem desmanchá-la.

Faca para manteiga

É um talher delicado que possui uma ponta arredondada e não apresenta corte. Utilizada para servir pães e torradas, sendo ideal para passar geleias, manteigas, pavês e outros itens cremosos.

Mas e os garfos?

Garfo de mesa

Utilizado nas principais refeições, possui quatro dentes longos que são levemente curvados, permitindo que a comida seja levada à boca sem que nada caia para fora. Considerando os outros tipos de garfo, ele é o maior.

Garfo para peixes

Esse tipo de garfo possui um dente central capaz de ajudar a retirar possíveis espinhas que possam estar na carne. Apresenta um tamanho menor do que o garfo de mesa, mas com uma base mais larga.

Garfo para salada

Apresenta dentes largos que possibilitam que se pegue folhas, legumes e verduras com grande precisão.

Garfo para sobremesa

Contém três dentes com pontas afiadas que ajudam a cortar os pedaços sem precisar do auxílio de uma faca. Utilizado para comer alimentos mais sólidos.

As colheres também são super importantes

Colher de sopa

Apresenta um formato arredondado e largo permitindo que o alimento não escape pelas bordas desse talher. Essencial para degustação de preparos com caldos, cremes e sopas. É a maior de todas as colheres.

Colher de sobremesa

Ela é ideal para o consumo de sobremesas cremosas ou que tenham caldos e líquidos, como mousses e pudins. Esse talher possui um tamanho médio.

Colher de chá e café

São as menores colheres, destinadas para o consumo de líquidos como chás e cafés.

Confira a linha de talheres da Let´s Eat It e encante-se com o seu design diferenciado e elegante.

Pratos, como escolher esse item 

O prato na composição de uma mesa posta é um item que, assim como os outros, dependerá muito do tipo de refeição que será realizada.

Em uma mesa posta em mise-en-place, o prato de pão demarca presença. Normalmente é um prato pequeno e sua função é acomodar pães que acompanharão o seu cardápio.

Como o primeiro item a ser colocado na mesa é o sousplat, para demarcar o lugar na mesa, agregar sofisticação e manter o restante da louça firme durante a refeição, podemos considerar as seguintes variações de pratos que virão por cima dele: prato raso, prato fundo ou prato de sopa, prato de salada ou sobremesa

Visite o site da Let´s Eat It e conheça os diversos designs para os diferentes tipos de pratos. 

Louça de cerâmica ou porcelana

O poder de transformação que a arte proporciona é encantador. Sendo assim, imaginar dar forma a algo com as nossas próprias mãos é transcendental e, nesse aspecto, tanto a gastronomia quanto a cerâmica se enquadram nessa categoria.

Considerando a importância da experiência de se ter um prato que traga uma sensação de pessoalidade, podemos destacar que a fusão da gastronomia com a cerâmica agrega esse valor, uma vez que tanto a louça quanto a comida foram feitas de maneira artesanal.

No entanto, na escolha da louça para compor a nossa mesa, nos deparamos com a diferença entre louça de cerâmica ou porcelana para acomodar as preparações gastronômicas.

A escolha da louça de cerâmica proporciona não só qualidade e custo-benefício, como também aprimora a estética da mesa posta e agrega personalização e sofisticação para o momento da refeição.

Traçando um comparativo com as louças de cerâmica em relação à porcelana comum, pode-se destacar que a porcelana possui um material não poroso e mais resistente à alta temperatura da lavadoura de louças, por outro lado, a cerâmica apresenta uma maior durabilidade, sendo ela mais resistente à quebra e apresentando a vantagem de não riscar com facilidade.

A louça de cerâmica é feita de um material atóxico, portanto não oferece risco ao usuário desse tipo de louça.

Sendo assim, vale ressaltar que as louças de porcelana tem o seu lugar na escolha da composição do enxoval para mesa posta, mas a valorização da arte ceramista ganha muito espaço, uma vez que, empregando essa peça na composição do seu prato, torna-se o ritual de alimentação mais humanizado. 

Quando devo usar taça ou copo

Tratando-se do uso de copos e taças, pode-se evidenciar que em uma mesa posta para ocasiões formais, o uso de copos não é comum. Portanto, quando devo usar taças e copos?

As taças ganham destaque à mesa e sua disposição dependerá das bebidas que serão servidas. 

De acordo com as regras de etiqueta, as taças ficam alinhadas ao lado direito do prato e seguem a seguinte ordem de uso: taça de vinho branco, taça de vinho tinto, taça de água e taça de champanhe.

Todo o charme dos guardanapos

O uso de guardanapos faz parte da decoração da mesa posta, e existem diversas formas de torná-lo um item que agrega grande sofisticação, pois pode-se criar diversas combinações com acessórios como os porta-guardanapos.

O guardanapo tem seu lugar tanto sobre o prato quanto sobre o sousplat, quando o prato não estiver à mesa. Entretanto, pode ser disposto também ao lado esquerdo do prato.

Em um nível de sustentabilidade, devemos evitar o desperdício de guardanapos comuns, que podem ocasionar um grande impacto ambiental quando descartados em grande quantidade como, por exemplo, em eventos e festas. Dessa forma, uma opção viável é o uso de guardanapos de tecido.

Os guardanapos de tecido marcam presença nas mesas desde a Grécia Antiga. Além de causar um baixo impacto para a natureza, ele confere sofisticação à mesa posta e incrementa o visual com a sua diversidade de cores.

Por criar uma atmosfera de requinte quando incorporado à mesa, é uma opção muito utilizada em casamentos, coquetéis e eventos de grande importância social.

Sua funcionalidade mantém-se através dos tempos e encanta os convidados com as diferentes formas de dobradura em que pode ser arranjado.

Confira algumas dicas de itens decorativos para mesa

Para que os seus eventos e encontros com amigos e familiares se torne memorável, vale conferir algumas dicas de itens decorativos para mesa, pois uma boa recepção com uma bela mesa posta se torna algo inesquecível na memória dos convidados.

Vamos lá! É sempre bom estar alinhado com a paleta de cores para que ocorra uma harmonização tanto na escolha da louça como dos itens de decoração que irão compor a mesa.

Uma toalha com fundo escuro, na tonalidade de azul royal, deixa a mesa extremamente sofisticada e proporciona um grande destaque em peças douradas, por exemplo.

Um arranjo de flores é sempre uma boa aposta, assim como velas e castiçais. O importante é que esses objetos decorativos não dificultem a visão dos convidados, de forma a impedir que a conversa aconteça. 

Pode-se usar vasos na mesa?

Um arranjo central é bem-aceito para completar a decoração da mesa posta, proporcionando graciosidade para o momento da refeição e enriquecendo a mesa com elegância.

No entanto, deve-se atentar para o tamanho dos vasos na mesa, pois a intenção é criar uma atmosfera leve e sem exageros.

Para que serve a toalha de mesa e como escolher

Esse é um item importante para compor o seu enxoval para mesa posta, mas, para que serve a toalha de mesa?

Além de fazer parte da decoração, ela tem o importante papel de auxiliar na higiene da refeição, uma vez que protege o contato direto dos alimentos e bebidas com a mesa. Sendo assim, evita-se o surgimento de manchas no móvel, promovendo uma maior durabilidade.

Podemos encontrar diversos tipos de tecidos, estilos e tamanhos de toalha de mesa. Desse modo, temos as quadrangulares, retangulares, ovais ou arredondadas. Vale ressaltar que, quando for adquirir a sua toalha de mesa, é importante ter as medidas da sua mesa.

Pode ser encontrada nos tecidos de algodão, poliéster, seda ou organza.

A escolha da toalha de mesa acompanha a ocasião em que será montado o seu enxoval para mesa posta. Dessa forma, esteja atento para a escolha de estampas e as ocasiões em que será proposto o seu uso.

Como montar o enxoval para mesa posta

É sempre válido saber como montar o enxoval para mesa posta, sendo assim, a louça deve ser a sua primeira opção de escolha. 

Desse modo, deve-se ter um conjunto com pratos rasos, pratos fundos, pratos de sobremesa, e até mesmo um prato exclusivo para sopa.

Inicialmente, você deve-se ater a um conjunto simples de talheres, composto por facas, garfos e colheres. Atente-se aos principais modelos e alguns muito específicos, como os de sobremesa.

A escolha de uma bela toalha de mesa ajuda a adicionar personalidade, além de proteger o móvel. Sendo assim, é um ótimo item para compor o seu enxoval, bem como o sousplat, que agrega charme e exclusividade na composição da mesa.

Prosseguindo para os itens essenciais, os copos podem estar presentes quando utilizados para sucos, mas as taças sempre ganham o seu lugar à mesa. As xícaras também são importantes quando o objetivo é servir café e chás.

Um enxoval para mesa posta também é composto por guardanapos, e vale lembrar que a preferência é para opção em tecido. Outros elementos decorativos como vasos de flores e velas, também ocupam presença na mesa.

É importante que a louça converse com os itens de decoração, proporcionando, assim, um ambiente de harmonia.

Na Let´s Eat It, você encontra as melhores opções para montar o seu enxoval de mesa.