As formas de fazer café são muitas e você já reparou que elas estão super na moda? Independente se você é um barista ou “apenas” um apreciador, a bebida entrou com tudo na rotina dos brasileiros, sendo incorporada ao café da manhã, pós almoço e até no lanche da tarde. 

Além de compor ambientes com itens decorativos, os apetrechos têm ganhado novas formas e diferentes funcionalidades, deixando o processo cada vez mais gostoso e artesanal. 

É só abrir as redes sociais que você se depara com diversos stories mostrando a preparação, além de métodos caseiros que podem deixar o momento especial. 

Vamos ver como fazer isso em casa? Continue a leitura!

Formas de fazer café, escolha a sua e aprecie a bebida

Há alguns anos, para tomar um café especial era necessário encontrar um estabelecimento específico, mas o mercado ampliou as nossas chances de apreciar essa boa bebida através de métodos caseiros (ou nem tão caseiros assim).

Para não deixar tudo muito difícil e facilitar o acesso às diversas formas de preparo, resolvemos selecionar alguns passos para iniciantes, visto que podemos considerar o café como uma verdadeira arte. 

Mas a pergunta que não quer calar e que será respondida mais abaixo é: “qual equipamento para fazer um café especial?”

Quais os métodos de preparar o café

Para começarmos o assunto, é muito importante dizer que para cada método existe uma moagem diferente como indicação. 

Isso porque ela irá interferir diretamente no sabor e no aroma do seu café, sendo super importante ficar de olho no produto a ser adquirido para cada método que for escolher.

A história do café começa nas formas de cultivo das fazendas, ou seja, vem desde o seu plantio, mas não iremos nos aprofundar no assunto, uma vez que pode se tornar demasiado complexo.

Mas vamos começar de um ponto nem tão longe assim: a água deve ser filtrada e não pode estar em ebulição, retire do fogo quando as bolinhas começam a se formar na parede da chaleira. 

A chaleira de vidro é muito interessante para poder observar o momento exato, além de você poder ficar apreciando esse processo.

O ideal é esperar 30 segundos antes de fazer a primeira queda d’água, aí pode se utilizar a chaleira bico fino em inox, que garante um fluxo de água contínuo e quente, bem como tende a conservar a temperatura da água por mais tempo.

Então, vamos lá!

Utilizando o método tradicional do coador de café

Em qualquer casa brasileira você irá encontrar um coador de café, seja ele de pano ou de papel ou até mesmo inox, pois não vivemos sem a bebida.

Antes de tudo, o ideal mesmo é escaldar o filtro antes de começar o preparo, pois dessa forma é possível tirar qualquer cheiro ou gosto que possa interferir no sabor. Isso também irá aquecer o filtro para receber o café.

Entre os métodos, esse é o clássico, mas que não ressalta as características do café selecionado. Precisa apenas de uma chaleira clássica básica, filtro, porta-filtro, pó e aquele desejo de beber um cafezinho.

Há quem diga que esse não é um café especial, mas temos que discordar. Todos são!

Como fazer café na Moka, Cafeteira Italiana clássica ou Cafeteira Italiana moderna

Quer fazer um café a pressão de uma forma extremamente simples e rápida? Essa é a maneira ideal. Em apenas 4 minutos está tudo pronto para apreciar a sua bebida. 

Para garantir resultados deliciosos, o grão deve ser moído na hora de forma média ou grossa, isso porque a forma fina pode entupir o filtro, inclusive levando resíduos ao resultado final. 

Na cafeteira Moka também é muito importante controlar o fogo para que o café não queime, ou seja, fique de olho e mantenha a chama baixa e retire assim que a cafeteira apitar para não ficar amargo.

O que é método AeroPress?

Em uma verdadeira mistura de filtragem e pressão, o café AeroPress é um dos queridinhos de quem entende do assunto.

Isso acontece porque o equipamento é capaz de apresentar de forma equilibrada os óleos essenciais e os açúcares naturais dos grãos. E vai além! Pois ainda evita a extração exagerada da cafeína. Seria um sonho de café especial?

Para que o preparo seja feito, o café moído é misturado com a água quente e, logo após, aperta-se a haste até o final, para que o pó passe pelo filtro. 

Esse método evita que o café fique amargo, além de ressaltar as características do grão, que deve ser de uma qualidade superior. 

Aprecie o processo e não apresse as coisas para que a infusão se dê por completo. O método prepara pequenas quantidades, ou seja, se está com um maior número de pessoas pode não ser a forma ideal.

E não poderia faltar ela: a Prensa Francesa

Neste caso, o café moído estará sempre em contato com a água quente, favorecendo o sabor e deixando-o mais cremoso. 

Através do seu filtro, possíveis resíduos ficam impossibilitados de passar, evitando episódios desagradáveis de pó dentro da xícara. 

Por conservar o café por até 30 minutos, é voltada para aqueles que gostam de apreciar o processo e usufruir de um preparo imediato. 

Para que o resultado fique ainda melhor, lembre-se de usar a mesma técnica do coador, que é a de escaldar antes de tudo.

Antes de jogar toda a água em cima do pó, primeiro umedeça-o por completo, aguarde 30 segundos e, só então, despeje o restante da água.

Vale um alerta:após 4 minutos o café tende a soltar um amargor, então não deixe ultrapassar esse tempo. E esse tempo reduz caso o grão esteja em uma moagem mais fina. 

Empurre a haste sempre até o final, para que todo o café seja passado, de forma lenta e com calma. Usufrua do processo e sinta o cheiro delicioso de um café recém feito. 

Atualmente, você pode encontrar diversos tipos: a Prensa Francesa inox, a Prensa Francesa clássica ou a cafeteira Prensa Francesa nobre. Escolha a que mais combina com seu estilo e aproveite momentos especiais. 

O café especial que você merece

Além desses métodos de preparar café, você ainda pode contar com acessórios que irão agregar ainda mais valor aos seus momentos de pausa.

Opte por xícaras que irão oferecer charme e elegância à sua mesa ou escolha aquelas que possuem parede dupla, pois são térmicas e poderão auxiliar a manter a temperatura ideal do seu café durante um bate-papo, por exemplo. 

Atualmente, o mercado também conta com moedores que facilitam na hora de escolher grãos selecionados e exclusivos, uma vez que poderá realizar todas as etapas de preparo diretamente na sua casa.

Além disso, você pode selecionar receitas na internet para trazer mais do universo barista para o seu dia a dia. 

Conte com os produtos Let’s Eat It para que tudo isso seja possível e convide pessoas especiais para um café.