Antes que você saiba como preparar massa fresca de macarrão, é interessante destacar que o macarrão é uma massa que compõe a antiguidade histórica no registro dos alimentos. 

No entanto, apresenta uma origem duvidosa, uma vez que a primeira referência de uma massa cozida à base de cereais e água foi em 2.500 a.C. com os povos da Assíria e Babilônia.

Ainda assim, pressupõe-se que a receita do macarrão foi levada da China para a Itália por Marco Polo, mercador veneziano, em suas viagens no século XIII; de modo que os italianos são os maiores difusores e consumidores do alimento nesse período.

Entretanto, os historiadores acreditam que a famosa massa caseira foi levada à Sicília no século IX, por meio dos árabes, quando conquistaram a ilha. Ainda assim, vale dizer que a massa é um prato servido e degustado por diversos povos em diferentes partes do globo.

O macarrão é um alimento que apresenta diferentes formatos, tamanhos, podendo ou não ter massas recheadas. Dessa forma, quando está em seu estado cozido, pode ser consumido diretamente ou acompanhado com a presença de molhos e outros alimentos adicionais.

Caracterizado pela sua versatilidade, é um destaque nas receitas culinárias, conquistando um grande público pelo sabor e praticidade no preparo.

Como preparar massa fresca de macarrão

As massas alimentícias estão presentes no hábito alimentar de muitos povos, sendo elas um produto não fermentado obtido pelo amassamento da farinha, seja ela de trigo, semolina ou sêmola, com água.

É uma das formas mais antigas de alimentação, sendo versátil na gastronomia, uma vez que é servida com diversas técnicas diferentes, desempenha um cozimento rápido e possui baixos teores de gordura, podendo ser enriquecida com vitaminas e minerais, tornando-se nutritiva.

De todo modo, é classificada pelo teor de sua umidade e encontramos tanto a massa caseira fresca quanto a seca. O seu formato é diverso podendo ser longo, curto, comprido ou apresentado como uma massinha; por outro lado a sua composição pode ser mista ou recheada.

A composição mista é adquirida por meio da mistura de farinha de trigo com outros tipos de farinha; já na composição recheada, o recheio é preparado com diversas substâncias alimentícias.

As receitas de massa fresca são uma ótima opção, pois é de fácil preparo, apresenta um baixo custo, e pode ser modelada nos mais variados formatos e tamanhos.

Passo a passo da massa caseira de macarrão

A massa de macarrão pode ser servida como prato principal ou complemento, sendo incorporada em muitas combinações. Para que você possa usufruir de uma bela macarronada com a família e amigos, vamos descrever como preparar massa fresca de macarrão.Abaixo, destacamos como fazer massa de macarrão, levando em consideração a receita de massa fresca inspirada em um dos preparos do chef Thomas Keller, que comanda o melhor restaurante dos EUA: o French Laundry, em Napa Valley.

Ingredientes:

  • 200g de farinha de trigo;
  • 300g de semolina de trigo;
  • 6 gemas;
  • 4 ovos inteiros.

Vale destacar que a sêmola ou semolina possui uma textura granulada, sendo mais grossa que a farinha. Ela é obtida pela moagem de cereais como trigo, milho e arroz. Oferece à massa caseira de macarrão uma textura diferente e uma leve coloração.

Modo de preparo:

1 - Em uma tigela, coloque 200g de farinha de trigo (nova) + 300g de semolina e misture-as com um garfo;

2 - Acrescente 6 gemas e 4 ovos inteiros no centro da tigela. Essa quantidade de ovos proporcionará uma melhor textura à massa;

3 - Bata os ovos com um garfo e incorpore o centro da tigela com a farinha;

4 - Após esse processo, misture a massa com as mãos, de forma que os ingredientes se unifiquem e, em seguida, ponha a massa na bancada envolvendo toda a farinha.

Atenção! Não sove a massa, pois sua elasticidade e hidratação é diferente da massa do pão, por exemplo.

Vale lembrar que não é necessário colocar sal na massa, pois o mesmo estará presente na água do cozimento e no molho que acompanhará a massa caseira de macarrão.

5 - Quando a massa estiver homogênea, ela estará pronta para consumo. Envolva-a em plástico filme e deixe-a na geladeira por um período mínimo de 30 minutos; processo importante para a massa ficar mais maleável e aveludada;

6 - Após esse tempo, tire a massa do plástico filme, polvilhe a bancada com semolina e corte a massa. Ela poderá ser dividida em até 8 pedaços.

É simples, rápido e prático. Desfrute a sua massa caseira de macarrão!

A massa caseira pode ser congelada e, sendo assim, terá duração de um mês! Atente-se para tirá-la do congelador à noite, caso pretenda usá-la no dia seguinte.

Eletrodomésticos e praticidade

Caso você esteja buscando uma maior praticidade durante o preparo da sua massa caseira, é possível adquirir uma máquina de fazer massa.

Visando colaborar com essa experiência, a Let´s Eat It compõe em sua linha a Batedeira Stand Mixer KitchenAid, um equipamento eficiente e que possui encaixe para os seguintes kits:

  • Kit Set Pasta Press KitchenAid: é um modelador para massa de macarrão, composto por seis discos e proporciona a realização de diferentes tipos de massa, tais como: bucatini, rigatoni, fusili e spaghetti.
  • Kit Set Pasta Roller KitchenAid: é composto por três peças de aço inoxidável e garante que você prepare massas no formato de lasanhas, fettuccine e spaghetti. Aproveite a massa de lasanha para fazer deliciosos rondellis.

Escolha o disco modelador de acordo com a massa desejada e encaixe na sua Batedeira Stand Mixer KitchenAind, cortando a massa no momento desejado. Vale ressaltar que ambos os kits possuem pincel para limpeza.

Deixe sua nonna orgulhosa! Adquira o kit da Let´s Eat It e faça deliciosas massas.

Massa Fresca com molho caseiro

Agora que você já sabe como preparar massa fresca de macarrão, que tal preparar um molho caseiro para acompanhá-la? O molho de tomate pronto é considerado ultraprocessado, contendo aditivos químicos que imitam o sabor, a textura e a cor do molho caseiro.

Preparar um delicioso molho não é algo difícil, e deixará a sua massa caseira muito mais saborosa.

  • Molho de tomate: sua preparação é à base de tomates maduros, cebolas, azeite, sal e pimenta-do-reino.
  • Molho branco: Utiliza-se da técnica do roux, uma mistura de farinha com manteiga, que promove o engrossamento das preparações. Adiciona-se leite, sal, e alguma especiaria a gosto.

Complete o seu banquete italiano com essa combinação supercaseira!

Substituição parcial da farinha de trigo

Para obter um maior teor de fibras, minerais, proteínas e vitaminas, a massa caseira pode ser preparada com a substituição parcial da farinha de trigo com acréscimo de outros tipos de farinhas, tais como: a farinha de berinjela, quinoa e farinha de algas.

Como a massa fresca tem um alto índice de carboidrato, vale prepararmos outros tipos de massa. Abaixo, destacamos algumas opções:

  • Farinha de berinjela: apresenta um alto teor de fibra.
  • Farinha de algas marinhas: é hipocalórica e rica em proteínas, fibras, minerais e vitaminas. Possui propriedades medicinais.
  • Farinha de quinoa: reconhecida por seus benefícios nutricionais, contém proteínas, minerais e vitaminas na sua composição. Benéfica à saúde, previne diversas enfermidades.

A utilização de alimentos funcionais é uma excelente opção para os indivíduos que buscam uma alimentação mais saudável.

Agora você pode fazer massa de macarrão para seus jantares

A massa de macarrão é um alimento amplamente difundido desde a antiguidade, conquistando diferentes povos pelo seu simples preparo, sendo rápido e atrativo. Incorporada no hábito alimentar, ganha destaque pelos diversos formatos, tamanhos e cores.

Portanto, observa-se uma grande versatilidade no preparo da massa, podendo ela ter uma substituição parcial da farinha de trigo com outras massas mais saudáveis, valorizando aqueles que procuram uma alimentação mais equilibrada e não abrem mão de degustar esse saboroso alimento.

A Let´s Eat It valoriza a experiência de aventura gastronômica e oferece utensílios ideais para que você possa desbravar grandes feitos preparando a sua massa fresca de macarrão.

Visite o site e conheça os eletrodomésticos que farão parte da sua experiência.